Talvez neste espaço consiga dar a conhecer um pouco de vários acontecimentos que vão acontecendo, partindo de algo que considero muito importante - A FOTOGRAFIA.

20 de junho de 2011

Festa em honra de St. António em Fiais da Telha

Nos dias 17, 18 e 19 de Junho decorreu em Fiais da Telha os festejos anuais em honra ao padroeiro da aldeia – Santo António.

Os festejos começaram no dia 17 de Junho (sexta-feira) ao final da tarde com a abertura da quermesse e do bar e como não podia deixar de ser a  já tradicional sardinhada, começou-se a saborear nos pratos de quem aprecia tal iguaria. A actuação do Rancho Folclórico D' Alegria de Vila Meã animou o início da noite em que se seguiu a actuação do grupo musical Jorge Manuel e suas bailarinas.

O dia 18 de Junho (sábado) começou pelas 17horas com a já tradicional corrida de atletismo, onde participaram miúdos e graúdos em diferentes escalões. No início da noite as pessoas presentes poderam apreciar vários grupos de dança moderna do concelho que animaram todos com  os seus ritmos quentes. Uma grande surpresa para os presentes que estavam no recinto das festas foi a actuação da Sara Pais que brilhou ao interpretar três temas fantásticos, temos uma verdadeira artista na nossa terra que finalmente mostrou o seu talento.  Seguiu-se a actuação do conjunto musical Brico Baile e já passava da meia noite quando os céus da aldeia foram iluminados pelas cores do brilhante fogo-de-artifício.
O dia 19 (domingo) começou bem cedo com a já tradicional alvorada de foguetes e com os bombos fialenses a percorrem as ruas da aldeia. As 10 horas decorreu a missa em honra do padroeiro celebrada pelo pároco da freguesia, o padre Álvaro Arede. Por volta da dessa hora também chegava a Banda Filarmónica de Moimenta da Serra que percorreu as ruas da aldeia entoando as suas músicas, depois de almoço foi vez de ouvir um concerto da mesma banda no recinto das festas que cativou as pessoas ai presentes. Por volta das 16 horas decorreu a procissão pelas ruas da aldeia com os andores do Menino Jesus, Santa Luzia leveda pelas mordomas do ano anterior, Sagrado Coração de Jesus, S. Sebastião, Nossa Senhora da Estrela, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima levada pelas mordomas do corrente ano e Santo António levado pelos mordomos do ano anterior. A procissão teve a participação de muitos religiosos e muitos forasteiros que se deslocaram a esta aldeia. No recolher da procissão o pároco, Álvaro Arede deu algumas palavras de apreço a todos aqueles que ajudaram na realização da festa e elogiou todo o trabalho da mordomia cessante. As mordomas com a ornamentação e limpeza da igreja durante todo o ano e aos mordomos com a colaboração durante todo o ano com as mordomas e na organização dos festejos. No final o pároco anunciou o nome da nova mordomia. Tanto a igreja como todos os andores primavam por um excelente rigor de ornamentação e beleza que mostrava o trabalho e empenho tanto da mordomia como de todos aqueles que colaboraram com os mesmos para a realização desta festa. Seguidamente à procissão decorreu o tradicional leilão de ofertas e o sorteio da montra de premios. Já no final da tarde foi vez da já muito antiga tradição da corrida das ovelhas em volta da igreja. A festa continuou com música ambiente.

A mordomia 2010/2011 foi composta por: Vânia Filipa Duarte Carreira; Cláudia Sofia Pereira Matias; Ana Rosa Soares Matias Fernandes; Fernanda Borges; António Lopes Ferreira;  Marco Paulo Ventura Borges; Reinaldo Ferreira Rodrigues.

Para a mordomia 2011/2012 fazem parte: Maria da Luz Soares Matias; Amélia Cristina Borges Alves;
Tânia Fernandes Matias; Cátia Alexandra Duarte Oliveira; José António Borges Amaral Pimenta; António Fernandes Borges; Pedro Miguel Costa Albuquerque; Cláudio António Monteiro Oliveira.

1 comentário:

Unknown disse...

Caríssima Sra. Helena Matias
Li suas reportagens e vi que nelas constam nomes que talvez me tragam informações da minha família:sou brasileira, meus avós eram portugueses de Fiais da Telha.Eles faleceram quando eu era ainda criança.Devido à vida difícil da época recessiva, meus pais foram morar em outro estado,dificultando ainda mais um contato nesse curto período. Cresci, casei-me, tive filhas e hoje, gostaria de saber das minhas raízes. Sei que a igreja da aldeia tem referências de TOMÁS ANTÔNIO CASTANHEIRA,meu tio-avô,irmão de MARIA DOS PRAZERES CASTANHEIRA SOARES(minha avó materna), casada com LUÍS SOARES PEREIRA. Sei que é bastante tempo, mas quando vi os sobrenomes SOARES e PEREIRA nos seus texto, pensei ser possível um
grau de parentesco. Será?
Agradeço muitíssimo sua atenção.