Nos dias 12, 13 e 14 de Junho decorreu em Fiais da Telha os festejos anuais ao padroeiro da aldeia – Santo António.
Os festejos começaram no dia 12 de Junho pelas 20 horas com a abertura da quermesse, do bar e pode logo saborear-se belos petiscos confeccionados no recinto das festas. Como a noite se apresentava agradável muitas foram as pessoas que quiseram participar nesta primeira noite de comemorações que teve a presença do Rancho Folclórico D’ Alegria de Vila Meã e o Rancho Folclórico de Cabanas de Viriato. Acabada a actuação dos ranchos foi vez de dar lugar ao conjunto musical Kayene que animou a noite com as suas músicas.
O dia 13 começou com a prova de atletismo que decorreu durante a tarde com a participação de bastantes crianças da aldeia. A noite foi animada inicialmente pelo Rancho Folclórico Cravos e Rosas de Vila Meã e o Rancho Folclórico Flores da Beira de Travanca de S. Tomé. Seguiu-se a actuação do conjunto musical Panorama que animou os participantes durante toda a noite com as suas músicas, muita alegria e animação. Já passava da da meia-noite quando os céus da aldeia foram iluminados pelas cores do brilhante fogo-de-artifício.
O dia 14 começou bem cedo com a já tradicional alvorada de foguetes e com os bombos fialenses a percorrem as ruas da aldeia. As 10horas decorreu a missa em honra do padroeiro celebrada pelo pároco da freguesia, o padre Álvaro Arede. Por volta da dessa hora também chegava a Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato que percorreu as ruas da aldeia entoando as suas músicas, depois de almoço foi vez de ouvir um concerto da mesma banda no recinto das festas que cativou as pessoas ai presentes.
Depois de almoço, o tempo começou a escurecer e algumas gotas de água ainda caíram, mas o S. Pedro foi amigo e não deixou que chovesse durante toda a tarde (apesar de muitas nuvens escuras), ajudando assim à festa.Por volta das 16 horas decorreu a procissão pelas ruas da aldeia com os andores do Menino Jesus, Santa luzia leveda pelas mordomas do ano anterior, Sagrado Coração de Jesus, S. Sebastião, Nossa Senhora da Estrela, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima levada pelas mordomas e Santo António levado pelos mordomos do ano anterior. A procissão teve a participação da Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, de muitos religiosos e muitos forasteiros que se deslocaram a esta aldeia. No recolher da procissão o pároco, Álvaro Arede deu algumas palavras de apreço a todos aqueles que ajudaram na realização da festa e elogiou todo o trabalho da mordomia cessante. As mordomas com a ornamentação e limpeza da igreja durante todo o ano e aos mordomos com a colaboração durante todo o ano com as mordomas e na organização dos festejos. No final o pároco anunciou o nome da nova mordomia.Tanto a igreja como todos os andores primavam por um excelente rigor de ornamentação e beleza que mostrava o trabalho e empenho tanto da mordomia como de todos aqueles que colaboraram com os mesmos para a realização desta festa.Seguidamente à procissão decorreu o tradicional leilão de ofertas e o sorteio das rifas.
Já no final da tarde foi vez da já muito antiga tradição da corrida das ovelhas em volta da igreja.
A festa continuou com música ambiente.
Da mordomia 2008/2009 foi composta por: Alice Batista Silva, Maria Lurdes Purificação Duarte, Ana Lúcia Marques Figueiredo, Catarina Isabel Borges Fernandes, Jaime Franco Marques, Ricardo Miguel Santos Nunes, Carlos Alberto Lopes Fernandes e Mago Edgar Silva Marques.
Da mordomia 2009/2010 fazem parte: Ângela Maria Marques dos Santos, Maria José Marques Campos Borges, Prazeres da Purificação Duarte, Marisa Isabel Costa Fernandes, Carlos Manuel Moita Mendes, Carlos Alberto Ribeiro Fernandes, Luís Miguel Gonçalves Silvério, Luís Carlos Borges Pereira.
E para recordar aqui fica... Aos Olhos de HELENA MATIAS